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Emergências odontológicas – saiba como tratá-las em sessão única!

emergências odontológicas

Provavelmente você já se deparou com um paciente que aparece em seu consultório desesperado porque acabou de quebrar um dente, perder um pivô ou até mesmo lascar aquela prótese que acabou de implantar. As causas são diversas: alimentos muito duros, acidentes, quedas e até mesmo brincadeiras em momentos de descontração que tem como consequência as emergências odontológicas.

A emergência é ainda pior e mais traumática quando antecede um grande momento, como o casamento, um dia antes das férias muito programadas ou até mesmo a festa de formatura. Entre os profissionais da saúde bucal, esses eventos são ainda mais comuns do que imaginamos, como relata o dentista Dr. Marcos Laboissieri.  “Atendemos com regularidade pacientes com diversos tipos de emergências odontológicas, muitas vezes são situações simples como fraturas de blocos ou coroas, outras vezes com fratura dos dentes anteriores”.

Nesses casos, nós sabemos que o paciente quer um atendimento rápido e que resolva seu problema no mesmo dia, nada de esperar a nova prótese ficar pronta, tirar um novo molde para enviá-lo a um laboratório ou pedir que ele retorne dias depois para finalizar o tratamento. Com a Odontologia Digital e a realidade de consultórios equipados com a tecnologia CEREC, esse problema tende a ser resolvido de maneira mais rápida.  “Com o sistema CEREC temos a possibilidade de resolver esses problemas de forma eficaz e rápida. Um dos casos que mais lembro, até por ser recente, foi de uma paciente com uma fratura no 21 por trauma causado pela queda do skate, resolvemos o problema dela em poucas horas, antes mesmo que o marido pudesse ver o dente quebrado”, afirma o dentista.

Adepto da tecnologia desde 2013, Laboissieri afirma ainda que o sistema possibilita que os profissionais entreguem ao paciente exatamente aquilo que ele tanto deseja, fazendo com que  tornem-se verdadeiros entusiastas do profissional e do método usado. “O paciente fica impressionado com o resultado e torna-se seu fã, comentando com sua rede de amigos e familiares. Além de proporcionar uma alteração da dinâmica dos agendamentos, o que é incrível, já que esse paciente que chegou de emergência e foi solucionado o problema, não ocupará outro espaço futuro na agenda”.

O mesmo benefício foi notado pela Dra. Maria Strang. “Faz meus clientes mais satisfeitos, aumentando o número de indicações além de agilizar atendimento e possibilitar novas consultas no tempo economizado pela técnica digital”.

Mais qualidade, mais atendimento

Assim como relatam os profissionais de saúde, o atendimento mais ágil e assertivo também ajuda o dentista a criar o marketing positivo de seu negócio, especialmente se ele está ligado nas redes sociais, amplamente utilizadas pelos novos pacientes. A verdade é que a nova geração de millenials, assim como a sua sucessora, busca profissionais que consigam atrelar alta tecnologia a processos mais completos e dinâmicos, capazes de melhorar sua experiência até mesmo no consultório dentário.

Anteriormente, falamos que o medo e os traumas podem ser facilmente vencidos. Uma das maneiras de ajudar até mesmo os antigos pacientes é mostrando a eles como os benefícios de sistemas como o CAD/CAM podem auxiliá-los.

Outro ponto que deve ser levado em consideração — ainda tendo os milenialls como foco — é como o seu trabalho vai ser impactado pelas novas dinâmicas desse público, que procura acima de tudo por agilidade no atendimento das emergências odontológicas e de outros tratamentos que realiza no consultório do dentista. “Nos dias atuais a forma de vida da nossa geração é extremamente dinâmica, com exigência de velocidade e eficiência nos processos, tudo que gere conforto, qualidade e rapidez chama a atenção do consumidor, isso pode ser observado nos mais diferentes mercados, como o de celular e comida, por exemplo. Na área da saúde, e em especial na Odontologia, não poderia ser diferente, as pessoas têm acesso a informação e quando descobrem que existe algo que tem essas características, aumentam as  chances de procurarem por esses serviços”, afirma Marcos Laboissieri.

O mesmo aconteceu com a Dra. Strang, que notou diferença no modo como seus pacientes a viam desde o começo do uso do CEREC. “Como já relatei para muitos colegas, (CEREC) deu mais agilidade aos tratamentos, criou uma percepção positiva em pacientes além de ser um novo estímulo de atendimento a todos dentro da clínica”.

Vale a pena reforçar que os benefícios dos tratamentos de emergências médicas em consultório odontológico podem ser entregues aos seus pacientes com mais agilidade e eles o recebem com entusiasmo, já que muito ainda não esperam que consigam solucionar seu problema tão rapidamente. Portanto, você está investindo no futuro!

Benefícios profissionais

Se os pacientes entendem e captam tão bem os benefícios de um atendimento único, para os profissionais da saúde a curva não poderia ser outra: a propagada orgânica ocasionada pelo sistema proporciona agendas mais cheias e com pessoas que realmente buscam pelos serviços que você oferece. Além disso, o dinamismo também permite que você não tenha que reservar duas, três horas de agenda para apenas um de seus pacientes ou fazer com que eles esperem muito tempo por um encaixe quando o assunto é o tratamento das emergências odontológicas.

“Com o aumento natural da demanda e modificação da dinâmica na agenda por conta da forma de atender, diminuímos consideravelmente o número de consultas, proporcionando propaganda orgânica direta e eficiente. Isso tudo reflete de forma positiva no aumento do fluxo de caixa e lucratividade, já que além de todas as vantagens citadas ainda há a diminuição da solicitação de serviços laboratoriais e custo de material de moldagem, gerando uma economia significativa˜, como bem pontua Laboissieri.

Este tema foi, inclusive, já abordado anteriormente aqui no blog em Propaganda para consultório odontológico, mas ainda é uma discussão frequente entre os profissionais que já estão no mercado há muito tempo ou tem receio de investir na tecnologia como aliada.

O importante é que os novos profissionais da odontologia, assim como os mais experientes, abram suas mentes para as novidades que surgem no mercado odontológico e consigam, assim, melhorar não apenas o modo como atendem os pacientes que o procuram em situações já bem estressantes, como as emergenciais, mas que evoluam também a maneira como o público vê o trabalho profissional de quem tem por objetivo, servir da melhor maneira possível seus cidadãos.

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