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Atendente de consultório odontológico – saiba como contratar o seu!

atendente de consultório odontológico

Os profissionais da odontologia já sabem que a recepção é um importante ambiente de seu consultório. É ali que os pacientes têm a primeira impressão da sua clínica e que conseguem ter, ainda que superficialmente, contato com o seu modo de trabalhar. Afinal, nós sabemos que um ambiente organizado, limpo e bem planejado mantém as pessoas mais calmas e inspira mais confiança para quem vai em busca de um tratamento.

No entanto, nem sempre os profissionais da saúde bucal sabem como contratar um atendente de consultório odontológico. As dúvidas são diversas: o que esse profissional deve saber? Existe algum curso que o capacite? Como encontrar um bom profissional?

Para te ajudar a responder essas e outras questões, decidimos criar um artigo que foque essencialmente no trabalho e capacitação do atendente de consultório odontológico. Confira!

O que o atendente de consultório odontológico deve saber?

Quando falamos na capacitação desse profissional, precisamos levar em conta aspectos pessoais, aspectos do mercado odontológico e de expertise. A primeira coisa que se deve ter em mente é que o atendente (que muitos chamam também de recepcionista) precisa ter conhecimento intermediário de organização e planejamento.

 

Lembre-se, a sua agenda será responsabilidade dele, assim como os pedidos para fornecedores e técnicos de manutenção, imagem, entre outros. Por isso, procure pessoas que tenham conhecimento de planilhas, administração e organização.

 

Outro ponto a ser levado em conta diz respeito à cordialidade com a qual o atendente de consultório odontológico atende seus pacientes. Ele deve ser sempre calmo e atencioso e se mostrar empático. O atendimento é feito com um público diferenciado e plural e se ela não souber se comunicar com essas pessoas, certamente você perderá clientes.

 

Ter uma comunicação clara e objetiva também é característica importante para a profissional da área. Por isso, é necessário que ela tenha, pelo menos, qualificação em atendimento, que pode ter sido adquirida com experiências anteriores.

 

Se o seu consultório preza pela tecnologia é importante também que a atendente tenha conhecimentos em informática e softwares específicos, como os de pedidos de fornecedores ou equipamentos que poderão te auxiliar. Para isso, cursos livres e certificações online são essenciais.

Conhecimento para auxiliar o dentista

Além de todas as características citadas anteriormente, o atendente de consultório odontológico precisa também estar preparado para auxiliar o dentista sempre que necessário. Entre as funções mais comuns estão a de auxiliar de instrumentação cirúrgica (permitindo que o cirurgião tenha em mãos tudo o que necessitar para realizar os procedimentos de forma rápida e segura); auxiliar no atendimento (responsável por realizar o atendimento inicial ao paciente, deixando-o preparado para a consulta), auxiliar no controle de infeção (sabendo, por exemplo, como descartar corretamente o lixo odontológico), auxiliar nas funções de ASB e auxiliar de saúde bucal (que engloba uma série de responsabilidade com os pacientes e o ambiente de trabalho do dentista).

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Quanto ganha uma atendente de consultório odontológico?

Muitos profissionais da saúde se questionam de quanto é o salário desses profissionais. Apesar da base salarial não ser muito maior do que R$ 1.500 é preciso que todos os profissionais tenham em mente que contratar um bom profissional pode demandar tempo e um salário bem mais elevado, principalmente se as atribuições do atendente de consultório odontológico forem mais complexas que o esperado.

 

Pense bem, se você precisar de alguém que atue como auxiliar, como a maior parte das pessoas que ocupam esse cargo fazem hoje, será necessário investir mais. O importante é que na hora de contratar, entenda muito bem a atuação dessa pessoa em seu consultório e sua importância para o pleno funcionamento de seu trabalho. Valorize o atendente de consultório odontológico e ele valorizará seus pacientes.

Como realizar a contratação?

Nós sabemos que nem sempre os dentistas são capazes de analisar as capacidades administrativas e comunicativas de um atendente. Por isso, o ideal é que você contrate uma empresa de Recursos Humanos para te ajudar na seleção.

 

Enquanto o RH te auxilia a entender melhor o perfil profissional do candidato, seu grau de comprometimento, a força de seu currículo e habilidades, você fica responsável por extrair o máximo de informações que conseguir a respeito ao auxílio prestado a outros profissionais da sua área de atuação.

 

Entenda bem os seus limites na hora de contratar e faça uma parceria sólida com o profissional contratado para te ajudar na seleção.

Entenda a CLT

Outro ponto essencial para quem quer contratar um atendente de consultório odontológico é entender bem como funciona a legislação trabalhista e a CLT. O Sebrae pode te ajudar a entender melhor tudo o que deve ser oferecido ao funcionário e o que diferenciará da concorrência.

 

Se especialize ou procure o serviço para que te auxilie na hora de realizar a contratação de seu atendente de consultório odontológico da maneira mais assertiva possível. Lembre-se, é esse profissional quem será a “cara” de sua clínica, por isso, invista em capacitação e conhecimento e você colherá bons frutos.

Leia também: Marketing para dentistas: saiba por que e como fazer!

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