Depois que toda a parte burocrática já foi resolvida, é hora de iniciar a busca pelos itens essenciais para o seu consultório. Nesse artigo, vamos frisar nos aparelhos que o dentista usará em seu trabalho, mas é preciso lembrar que os móveis da sala de espera, os eletroeletrônicos – como computadores para as secretarias, televisores, entre outros – também devem ser listados.
Todo dentista que abre seu primeiro consultório deve ter:
- autoclave;
- cadeira odontológica;
- bomba à vácuo;
- seladora;
- compressor;
- fotopolimerizador;
- raio x e colete de chumbo;
- negatoscópio;
- kit de baixa e alta rotação;
- instrumentos adequados para cada procedimento.
No entanto, é preciso ter em mente que um consultório digital necessita de equipamentos que prezem pelo avanço tecnológico, pela integração entre todos os aparelhos e por especialização dos profissionais de odontologia que irão manusear esses equipamentos.
Entre os itens de maior destaque estão os equipamentos que auxiliam o dentista a criar restaurações perfeitas, em pouco tempo e sem taxa de refação. Tudo para que o seu paciente possa se sentir mais confiante em uma única sessão e não tenha que se preocupar com a falta ou quebra de um dente.
Alguns equipamentos possuem interface organizada, intuitiva e leve, que facilita o projeto e aumenta a eficácia das restaurações criadas no sistema, facilitando assim a vida dos dentistas que querem atender melhor e com mais eficiência seus pacientes. Além disso, sua combinação profissional com esses aparelhos faz com que o apelo estético seja palavra de ordem em seu consultório e nós sabemos que um cliente satisfeito é a certeza de um trabalho bem realizado.
Alguns equipamentos e softwares também permitem um escaneamento completo da arcada dentária e uma proposta personalizada de desenho, com aspecto natural e com adaptação marginal perfeita, evitando assim as correções adicionais que tanto atrasam o tratamento e fazem os pacientes ficarem irritados e desconfortáveis.
Um dos itens de maior destaque em clínicas odontológicas digitais são as fresadoras. Os equipamentos foram projetados para diversas indicações na fabricação de próteses dentárias, incluindo uma ampla de gama de matérias disponíveis para a confecção desses itens, entre eles a zircônia, compósitos, polímeros, vítrea, cerâmica híbrida e até mesmo metais.
Esse equipamento também se destaca pela fácil manutenção e limpeza, itens indispensáveis para os profissionais ativos. Outro ponto a ser referenciado é a relação custo x benefício, especialmente por conta de sua ampla gama de indicações, interfaces abertas e escolha de material na hora de realizar a prótese dental.