Ser líder é algo muito mais amplo do que se imagina. Hoje em dia, muita gente ainda acredita que basta ter experiência, saber delegar e assumir responsabilidades para se encaixar nesse perfil. Entretanto, é preciso muito mais que isso. Todo líder precisa de estratégias efetivas para conduzir processos e alcançar os melhores resultados, principalmente em um mercado tão competitivo como o nosso, em que é necessário estar sempre de olho nas tendências e um passo à frente da concorrência.
Estratégias são ferramentas indispensáveis para que possamos alcançar o sucesso em um cenário de constantes transformações, e nos permitem lidar, de maneira mais assertiva, com pessoas, com o tempo e com os desafios.
E por falar em desafios, a execução estratégica tem instigado os profissionais. Como devemos agir para nos tornarmos bons líderes? Qual o caminho a ser seguido? Para Rodrigo Canelhas, Diretor Geral da Sirona Dental para a América Latina e responsável por trazer a empresa para o Brasil, ser líder envolve diversos fatores; um deles é não se preocupar em ser perfeito, mas em identificar seus pontos fortes e saber trabalhar com eles. É preciso valorizar o que você tem de bom e faz de melhor, acreditar no seu sonho e contratar pessoas com os mesmos valores e objetivos.
Segundo ele, ser flexível também conta. Se você fica só na estratégia, tende a perder a noção da realidade do negócio, e se fica somente no operacional, tende a ficar engessado, porque passa a enxergar apenas o dia a dia. Portanto, um bom líder deve considerar uma atuação estratégica e operacional, aliando as duas visões.
Outro ponto fundamental é acreditar no seu produto, dominar a técnica e confiar no serviço que oferece, sempre dando atenção especial às relações interpessoais. Você pode estar bem preparado, ter o melhor produto, preço ou serviço, mas se não tiver um bom relacionamento, não vai muito longe.
Líderes são capazes de engajar equipes e fazer com que seus colaboradores deem o melhor de si, convergindo esforços para um objetivo comum e proporcionando também o crescimento pessoal e profissional.
E lembre-se: a figura do líder deve ser um exemplo vivo das estratégias, pois a capacidade de transformação do negócio está em suas mãos e em suas atitudes.
Confira 10 estratégias vencedoras de liderança
- Gerencie bem a si mesmo. Administrar seu tempo e suas tarefas é indispensável;
- Procure conhecer problemas e dificuldades do seu negócio. Mesmo que não seja possível resolver tudo, você pode contribuir na busca das soluções;
- Não tenha vergonha de pedir ajuda. Saber o momento certo de recorrer a outros profissionais mostra maturidade e permite que os trabalhos sejam realizados de maneira mais efetiva;
- Dê bons exemplos. Por meio de suas ações e comportamentos, os liderados podem conhecer seus valores, expectativas, experiências e se espelhar em você. Ações valem mais que palavras;
- A comunicação também é uma ferramenta essencial de liderança. Comunicar-se de forma clara e objetiva possibilita delegar com assertividade, transformar estratégia em ação e criar um ambiente de interação, com engajamento e foco;
- Desenvolva inteligência emocional para lidar com os interesses conflitantes e a pressão crescente. Manter-se em equilíbrio é fundamental;
- Faça com que os membros da sua equipe confiem em você, mostrando que você estará sempre à disposição para orientá-los e ajudá-los;
- Encare os erros como aprendizado. Líderes também podem errar;
- Procure construir bons relacionamentos. Manter uma boa relação com pessoas de diferentes perfis é a chave para gerar bons negócios.
- Tenha coragem para investir em curto e longo prazo. Um bom líder sabe que agir rapidamente em busca de retorno imediato é tão importante quanto investir em ações de retorno mais demorado.





