Entre os pontos de maior discussão do código de ética odontológico está o sigilo profissional. Com ele, o profissional entende que não pode exibir vídeos ou imagens dos pacientes, mesmo com autorização. Uma das maneiras de divulgar o trabalho é postar imagens que não permitam a identificação da pessoa. Vale lembrar que a regra tem como exceção os trabalhos científicos.
Os prontuários também devem ter atenção especial em formatos físicos e digitais, como já falamos em um outro artigo aqui no blog. Já quando o assunto são os honorários, os profissionais precisam ter em mente que os valores devem ser estabelecidos de acordo com o tempo necessário para o atendimento, a complexidade do tratamento, o número de profissionais e os custos operacionais existentes.
A relação com o paciente deve ser clara e objetiva e o profissional não pode realizar nenhum procedimento sem que tenha sido autorizado para isso. Para os tratamentos, apenas técnicas e materiais que tenham comprovação científica de eficácia devem ser usados.
Se você gostou de entender melhor sobre o código de ética odontológico e quer saber ainda mais sobre universo da Odontologia, assine nossa newsletter e receba em primeira mão nossos conteúdos.