O termo odontologia forense é pouco disseminado para o grande público, especialmente porque ele também é conhecido como Odontologia Legal. Os profissionais da área que já tiveram contato com o assunto sabem que os avanços tecnológicos são mecanismos positivos para o desenvolvimento dos estudos, mas será que todos somos capazes de compreender com exatidão qual a importância que o 3D traz para a odontologia forense?
A importância da tecnologia 3D para a Odontologia Forense

O aspecto mais conhecido da odontologia forense
Responsável pela reconstrução de faces e arcadas dentárias, a odontologia forense pode ser usada para identificar corpos que já estão em estado de decomposição avançado, assim como para ajudar a encontrar a identidade de pessoas que tiveram parte do crânio fragmentada, entre outras possibilidades ainda pouco exploradas. Um exemplo é que ao andar de mãos dadas com a antropologia, os profissionais desta área estão auxiliando pesquisadores e arqueólogos a entenderem melhor os aspectos alimentares de homens que viveram há muitos anos na terra.
Profissionais e estudiosos de várias partes do mundo se empenham em trazer toda a tecnologia 3D por diferentes motivos. Saiba quais são eles:
1 . As imagens tem profundidade e mais precisão
Diferente de imagens chapadas, as capturadas pela tecnologia de scanner dão a profundidade certa, com uma riqueza de detalhes maior até mesmo que as análises físicas. Além disso, é preciso lembrar que em alguns casos, o manuseio excessivo e o contato com o oxigênio e com outros produtos comprometem seriamente os restos humanos.
2. As imagens e próteses 3D podem ser usadas em diferentes estudos
Vale lembrar também que a tecnologia tridimensional e a impressão em resina mantêm a integridade do objetivo por mais tempo, permitindo assim que diferentes profissionais possam estudá-las de maneira simultânea. Outro ponto a ser levado em consideração é que a impressão em 3D também permite que seja realizada uma amostragem ainda maior para estudos e registros.
3. Estudos avançados e precisos
Por ser conhecida como odontologia legal, a odontologia forense recebe erroneamente a definição apenas da reconstrução de crânios e faces para a solução de crimes. No entanto, historiadores, antropólogos e arqueólogos já entendem a precisão com que a tecnologia 3D aplicada a odontologia forense pode lhes ser útil quando o assunto é “recriar” a história para assim entendê-la de maneira mais profunda. Por isso, não é nenhum exagero afirmar que esses profissionais estão auxiliando a compreender a evolução humana, as guerras e pragas que assolaram a humanidade.
É preciso entender que os softwares disponíveis no mercado e o avanço tecnológico são o ponto inicial para uma revolução que promete trazer à tona uma série de estudos e descobertas que ajudarão médicos, estudiosos e profissionais da área da odontologia a aprimorarem ainda mais suas técnicas e habilidade na hora de compreender a evolução humana.
Gostou do conteúdo? Então aproveite para compartilhar nosso artigo em suas redes sociais.




