De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), promover a saúde nada mais é do que o processo de capacitar um grupo de profissionais, ou apenas um deles, para controlarem os itens que determinam a saúde, buscando sempre por sua excelência. Exatamente como faz a Odontologia Social.
Para entender melhor como funciona o conceito de Odontologia Social, basta realizar uma vista rápida ao passado de milhões de brasileiros que por falta de recursos econômicos ou sociais, se via desemparado e muitas vezes, tinha seu direito ao bem-estar negado. Em especial quando o assunto era a saúde bucal.
No entanto, atualmente, é possível ver como a população – até mesmo a mais carente – tem acesso a consultórios e clínicas odontológicas que buscam ampliam não apenas a promoção da saúde, mas também a educação e respeito à tudo o que envolve este tema.
Nos baseando apenas na Odontologia, vemos que há um problema recorrente na formação dos profissionais da área, já que cerca de 90% do tempo que passam na Universidade são gastos aprendendo a tratar da doença e não a saúde. Esse déficit já vem sendo contornado pelas instituições de ensino, que empenhadas em suprir as novas necessidades e realidades sociais, integram em suas grades de estudo a relação entre ciências sociais e saúde.




