Mais que uma tendência, o empreendedorismo feminino se tornou uma realidade.
Realidade que hoje está presente nas mais diversas áreas de atuação, inclusive na Odontologia.
Cada vez mais, as mulheres vêm conquistando seu espaço no mercado e se destacando como grandes empreendedoras. São dentistas e profissionais que trabalham com serviços
voltados ao segmento, decididas a sair da sua zona de conforto para empreender, inovar e surpreender. Elas vêm ocupando um espaço crescente entre os profissionais da Odontologia e se posicionando em nichos impensados, impulsionadas pelo profundo desejo de alcançar o sucesso.
A paixão pela profissão, a vontade de fazer a diferença na Odontologia e o comprometimento com os pacientes também impulsionam esse empreendedorismo, que por muitos anos foi visto como uma característica predominantemente masculina. Além disso, a constante busca por informação, tecnologia e novas soluções têm ajudado as mulheres a enxergar oportunidades para investir em seus próprios projetos e crescer profissionalmente.
O empreendedorismo feminino traz para a Odontologia algumas características fortes das mulheres, que acabam impactando positivamente nos negócios. Elas ouvem, compreendem e se envolvem com os desejos e as expectativas de seus pacientes, apresentando, assim, projetos que aliam funcionalidade e estética. Com sensibilidade e protocolos, oferecem seus produtos e serviços de forma que seu valor seja melhor percebido e desejado pelos clientes.
A busca por um trabalho de excelência, planejado e estruturado em bases técnicas e científicas, sobretudo conduzido em uma atmosfera que combina procedimentos a emoções, é capaz de gerar resultados surpreendentes. O poder de iniciativa, a determinação e a persistência das mulheres também se revelam fundamentais nesse cenário de empreendedorismo, assim como a intuição e a sensibilidade, características que ajudam a melhorar o desempenho na gestão dos negócios, a fazer as melhores escolhas e até mesmo a fidelizar pacientes.
Em todos os aspectos de sua gestão, as mulheres não perdem o foco. De um modo geral, quando assumem o papel de gestoras, tendem a ser muito minuciosas, perseguindo com rigor as boas práticas; sendo assim, a gestão do tempo acaba se tornando seu primeiro desafio.
Tantas solicitações precisam ser bem ordenadas e atendidas sem que nenhum detalhe passe despercebido. Afinal, uma boa Odontologia também se faz com um olhar amplo e uma visão integrada, com boas escolhas para atuação e bastante critério nos processos padrões para cada procedimento. O desejo de provar resultados e de serem reconhecidas pela capacidade de lidar com tantas demandas faz delas mulheres “multitarefa”.
Ser profissional, esposa e mãe não é uma particularidade da Odontologia, mas uma característica das mulheres na sociedade moderna. Elas estão sempre em busca do equilíbrio e da felicidade, mas sem deixar de lado a realização pessoal, profissional e financeira. Portanto, aceitar os desafios propostos pelo empreendedorismo e encaixá-los na rotina faz parte de uma escolha, e é o preço que se paga para alcançar resultados mais expressivos.
Vale ressaltar que não há como se manter em qualquer área se não houver um constante investimento em conhecimento e inovação. A começar pelas estruturas dos consultórios e clínicas, pode-se dizer que tudo na Odontologia mudou. O acolhimento, o atendimento e as técnicas de tratamento têm proporcionado muito mais conforto e segurança aos pacientes. Obviamente, as novidades precisam ser vistas para que se tornem desejadas.
Sendo assim, investimentos em tecnologia, conhecimento e estrutura precisam ser apresentados aos pacientes, e nesse aspecto as mídias sociais têm sido grandes aliadas.
Hoje, utilizar a tecnologia como ferramenta para otimização dos processos odontológicos também é uma forma de empreender, e faz toda a diferença. No mercado odontológico, para conquistar clientes cada vez mais antenados sobre as possibilidades da Odontologia, é necessário estarmos atentos a práticas que geram encantamento e fidelização, e isso as mulheres fazem muito bem, pois são muito observadoras e ativas nas mídias sociais.
Trazer isso para o dia a dia consultório tem sido um de seus maiores diferenciais.
Já há algum tempo, o Brasil é o país com maior número de mulheres dentistas do mundo, e mesmo que ainda sejam minoria entre os empreendedores da Odontologia, elas têm sido recebidas com respeito e admiração, e reconhecidas por seu excelente desempenho.
O fato é que a presença das mulheres no empreendedorismo traz uma nova visão para cenário odontológico e, acima de tudo, tem evidenciado a força feminina e incentivado outras mulheres a empreenderem também.





